Sugestões de economia de água e cuidado do jardim

Com os devidos cuidados, o seu gramado e jardim podem dar-lhe anos de alegria, surpreendentemente com mínimo de água necessária e sem esforço. 

No que diz respeito à irrigação do seu jardim, pode-se poupar água e energia sem que se perca o verde, utilizando um sistema de Irrigação automático. Se o sistema for corretamente concebido, instalado e mantido, o seu espaço verde ficará exuberante com uma quantidade mínima necessária de água .

A irrigação adequada é um passo simples, mas é um dos aspetos mais importantes para manter o jardim saudável, sendo que os especialistas dizem que um jardim saudável pode aumentar o valor da sua casa em cerca de 14%. Seguem-se algumas sugestões para a irrigação adequada.

Mantenha o equilíbrio

Coloque recipientes de medição em vários locais no gramado e mantenha os aspersores funcionando durante 15 minutos. Deste modo, ficará com uma ideia da quantidade de água que as plantas estão recebendo e onde. O que se pretende é a distribuição uniforme de cerca de uma a duas polegadas, conforme o solo. Um sistema de aspersores subterrâneo é provavelmente a melhor forma de assegurar que o gramado receba uma cobertura uniformemente.

Divida por setores

Diferentes plantas necessitam de diferentes quantidades de água. Divida o quintal em setores de irrigação separadas para que a grama possa ser irrigada separadamente e com maior frequência do que plantas de cobertura, arbustos e árvores.

Diga não ao Desperdício

O maior desperdício de água deve-se à aplicação de água em excesso e com demasiada frequência, sendo que muita dessa água escorre e não chega a ser absorvida. Em vez de irrigar durante uma longa sessão contínua, experimente dividir o tempo de rega em períodos mais curtos e fazer intervalos de 15 minutos entre cada sessão. Isto permitirá que a água seja absorvida, minimizando o escorrimento.

Atenção às horas

Regue entre as 5 e as 10 horas da manhã, quando o sol está baixo, o vento calmo e a temperatura fresca. A rega a meio do dia acaba por ser menos eficiente devido à perda de água originada pela evaporação e o vento durante o dia. Regar à noite também não é uma boa ideia porque as folhas podem permanecer húmidas durante a noite e dar origem ao desenvolvimento de fungos. Ao regar de manhã, permite que as folhas sequem durante o dia.

Ajuste o sistema à estação e encare a chuva com inteligência

Ajuste o sistema de irrigação à medida que as estações do ano e as condições meteorológicas se alteram. Também pode instalar um dispositivo de corte que deteta automaticamente a presença de chuva ou humidade. Estes dispositivos não são dispendiosos e permitem-lhe beneficiar do serviço de irrigação gratuito da natureza.

Irrigue apenas o que cresce

Se tiver um sistema de aspersores subterrâneo, certifique-se de que os cbocais estão devidamente ajustadas para evitar irrigar passeios e entradas. Um bocal de aspersor devidamente ajustado deve pulverizar grandes gotas de água, não uma fina neblina, para minimizar a evaporação e o desvio pelo vento.

Considere a irrigação localizada

No que diz respeito à irrigação de árvores individuais, canteiros, vasos ou outras áreas não gramadas, pode aplicar água diretamente nas raízes através da irrigação localizada de baixo volume. Isto permite reduzir o desperdício de água por evaporação ou escorrimento e evitar o crescimento de ervas daninhas.

Faça inspeções de rotina

Verifique periodicamente os aspersores para assegurar que tudo está funcionando corretamente. Um bocal entupido ou uma linha cortada pode causar estragos no seu espaço verde e até na fatura da água.

71jrn93YYFL._SL1500_

Conclusão

Um sistema de aspersores subterrâneo automático pode ajudar em todos estes aspetos, sem que tenha de desenrolar mangueiras sempre que precisar de irrigar o gramado. É fácil de instalar e ainda mais fácil de utilizar, permitindo-lhe poupar horas de trabalho e água após a instalação.

Para que você possa ter uma automatizada, a Rain Bird oferece serviços de desenho de projetos personalizados que incluem um plano preliminar, uma lista de materiais e assistência técninca sobre a instalação. 

Se preferir que o sistema seja instalado por um Distribuidor ou representante autorizado, a Rain Bird sempre possui um próximo a você, acesse o link ONDE COMPRAR.

Seja de que modo for, um sistema de irrigação automático Rain Bird pode ajudá-lo a manter o gramado e o espaço verde com ótimo aspeto durante muitos anos.